Dr. Felipe Pacheco
Membro Titular da Sociedadade Brasileira de Cirurgia Plastica
(31)3335-7238

Queixo

Mentoplastia

O mento, assim como o nariz é parte fundamental à formação do perfil da face, sendo muito importante na estética do rosto. Não PE raro que apresente alterações de posicionamento com o avanço ou a reação, e nesta última forma dá a impressão de um nariz muito maior do que realmente é. As cirurgias que visam alterar o perfil da face, atuando no nariz e no mento são conhecidas como perfiloplastias. A mentoplastia mais comum é aquela que visa corrigir o retro posicionamento e isso se faz através da inclusão de uma peça de silicone ou hidroxiapatita (medipor), geralmente pré-moldada.
Existem casos de retração graves da mandíbula que não podem ser corrigidos por este procedimento e necessitam de cirurgias mais complexas com remodelações e avanços ósseos.

A CIRURGIA:

O procedimento é realizado sob anestesia local e sedação, e pode ser associada a outras cirurgias como a rinoplastia ou o “face-lifiting”(cirurgias da face). A duração da cirurgia para o aumento do contorno do queixo é de cerca de 30 minutos, quando realizado isoladamente. A cirurgia é feita de forma ambulatorial, ou seja, com alta prevista para o mesmo dia. Consiste na incisão intraoral e dissecção de um espaço justo ósseo para encaixar a prótese, que é fixada aí antes de se dar os pontos de fechamento dos tecidos. A pequena cicatriz deixada pela cirurgia é imperceptível e se localiza entre a arcada dentária e o lábio inferior.
Estas próteses sólidas vêm sendo usadas há vários anos no mercado da cirurgia sem que se tenha detectado a relação de doenças cancerígenas a ele associadas.

PÓS-OPERATÓRIO:

O cliente sai da cirurgia com um curativo local cuja finalidade é manter a prótese imobilizada além de servir de proteção a traumatismos eventuais. Não é comum ocorrer dor intensa no pós-operatório, o edema (inchaço) pode ser de maior ou menor intensidade, dependendo de cada caso, sendo mais intenso nos 3 primeiros dias da cirurgia e podendo ser acompanhado de equimoses (manchas roxas na pele).
O(a) paciente receberá alta hospitalar com todas as recomendações necessárias a uma boa recuperação: -Recomendamos que, para controle deste edema, os clientes evitem conversas demasiadamente ou comam alimentos mais duros nos 7 primeiros dias após a cirurgia;
-Deitar com o tronco elevado por almofadas e travesseiros. Na 2º semana poderá deitar de lado ou de bruços;
-Após 1 mês poderá retornar a suas atividades físicas habituais como ginástica e natação; -Exposição ao sol com o intuito de bronzear somente será permitida após 7 dias. Até aí, pequenas caminhadas sob o sol poderão ser feitas com o uso de bloqueadores solares;
-Lembre-se que nenhum resultado cirúrgico deve ser avaliado antes dos 3 meses da intervenção, considerando a redução do inchaço. O nosso organismo trabalha dentro de uma forma ordenada e um tempo certo. Temos que controlar nossas ansiedades e aguardar a evolução natural pois, aqui não podemos interferir para mudar o curso do processo cicatricial.
-Deitar com o tronco elevado por almofadas e travesseiros. Na 2º semana poderá deitar de lado ou de bruços;
-Após 1 mês poderá retornar a suas atividades físicas habituais como ginástica e natação; -Exposição ao sol com o intuito de bronzear somente será permitida após 7 dias. Até aí, pequenas caminhadas ao sol poderão ser feitas com o uso de bloqueadores solares;
-Lembre-se que nenhum resultado cirúrgico deve ser avaliado antes dos 3 meses da intervenção, considerando a redução do inchaço. O nosso organismo trabalha dentro de uma forma ordenada e um tempo certo. Temos que controlar nossas ansiedades e aguardar a evolução natural, pois, aqui não podemos interferir para mudar o curso do processo cicatricial.

Facebook
Contato
Mensagem
© 2014. «Felipe Pacheco». Todos os direitos reservados