Dr. Felipe Pacheco
Membro Titular da Sociedadade Brasileira de Cirurgia Plastica
(31)3335-7238

Protese de Panturrilha

Panturrilha

A cirurgia de implante de prótese nas pernas chegou ao Brasil em meados da década de 80. Inicialmente era realizada para corrigir defeitos ocasionados pela paralisia infantil que gera aus^rncia ou hipotrofia severa de toda musculatura da perna. Atualmente é uma das cirurgias plásticas mais procuradas por quem tem pernas finas com panturrilhas pequenas em relação ao resto da perna, situação que é difícil de corrigir com exercícios ou musculação.

A CIRURGIA:

Na operação é colocada uma prótese de silicone na panturrilha. A prótese fica alojada sob a fáscia do músculo gastrocnemio, o que proporciona um volume natural. A cicatriz é bem discreta porque a incisão é feita na parte posterior do joelho, perto das “dobrinhas”. A recomendação após a cirurgia é que os pacientes utilizem meias elásticas e ande com calçados com salto tipo médio. Assim, a prótese fixa-se no local correto. Os pacientes devem ainda repousar durante 3 dias. O retorno às atividades habituais é gradual e, geralmente, após a 1ª semana.
A anestesia peridual ou anestesia local com sedação são recomendadas para a maioria dos pacientes. A cirurgia dura em média 90 minutos.
IMPORTANTE: Resultados definitivos somente devem ser considerados após 12 meses da cirurgia. Os refinamentos, quando necessárias, serão aconselhadas pelo cirurgião, devendo-se respeitar o tempo necessário para a adequação dos tecidos e acomodação das cicatrizes.

ORIENTAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS:

-Mantenha repouso relativo nos 2 primeiros dias;
-Não tire a meia elática ou molhe o curativo neste período;
-Recomenda-se o uso de sapatos de salto médio para não forçar a panturrilha;
-Os pés devem repousar em posição elevada algumas vezes ao dia, durante 7 dias;
-Evite esforços por 14 dias;
-Siga rigorosamente a prescrição médica;
-Não utilize outros analgésicos além dos recomendados;
-Salvo em casos especiais, alimentação livre a partir do 2º dia, principalmente á base de proteínas (carnes, leite, ovos) e vitaminas (frutas) além de muita hidratação oral;
-Volte ao consultório para curativos subsequentes e controle pós-operatório nos dias horários estipulados. -Após a retirada dos pontos (14 dias), permaneça com o curativo de micropore por mais dois meses(a troca do micropore pode ser semanal);
-Uma vez retirado o curativo, faça massagem nas cicatrizes com o creme receitado pelo médico durante 6 meses; -A exposição ao sol pode ser feita após 30 dias, gradativamente;
-Os exercícios físicos moderados podem ser iniciados após 45 dias;
-Natação, vôlei e musculação após 60 dias;
-Aguarde para fazer sua “dieta ou regime de emagrecimento”, após liberação médica;
-O(a) paciente jamais deverá fazer compressas quentes na área operada, para melhorar o inchaço. A pele ainda estará sensível e poderá ocorrer queimadura de 3º grau.

Facebook
Contato
Mensagem
© 2014. «Felipe Pacheco». Todos os direitos reservados