Dr. Felipe Pacheco
Membro Titular da Sociedadade Brasileira de Cirurgia Plastica
(31)3335-7238

Pálpebras

Blefaroplastia:

A cirurgia estética das pálpebras tem por objetivo remover os excessos de pele, bolsas de gordura e parte das rugas desta região que fazem o olhar apresentar um aspecto triste e cansado.

QUANDO OPERAR:

É uma cirurgia mais frequentemente indicada após os 30 anos de idade, em função dos fenômenos de envelhecimento. No entanto, a presença de bolsas de gordura ou flacidez precoce das pálpebras ligadas a fatores genéticos, pode sugerir a cirurgia para os mais jovens. Devido à dinâmica funcional das pálpebras, efetivamente existe um maior envelhecimento deste segmento da face em relação ao restante do rosto e assim as pálpebras geralmente são as primeiras a manifestar os sinais de idade.

A CIRURGIA:

A cirurgia é realizada em caráter ambulatorial, ou seja, tendo sua alta prevista para o mesmo dia.
A anestesia é preferencialmente local com sedação, podendo também ser geral a critério do anestesista e das particularidades de cada caso. Em ambas as circunstâncias haverá controle perfeito por um anestesista e toda a monitorização necessária.
A cirurgia dura em torno de 90 minutos.
Na pálpebra superior, é minuciosamente medida a quantidade de pele que deve ser removida, deixando a cicatriz final praticamente disfarçada no sulco natural da pálpebra. Tratam-se as bolsas de gordura superiores.
Na pálpebra inferior, a incisão da pele é feita próxima à implantação dos cílios, sendo a pele levantada e as bolsas de gordura, quando presentes são tratadas. O excesso de pele é finalmente ressecado e a sutura (pontos) aplicada.


PERÍODO PÓS-OPERATÓRIO:

Normalmente a blefaroplastia não é uma cirurgia dolorosa.
As compressas úmidas em soro gelado ajudam a controlar o edema (inchaço), devendo ser usadas algumas vezes durante o dia. Os tecidos das pálpebras são muito delgados e refletem o trauma cirúrgico através de edema (inchaço) e equimoses (manchas roxas ou avermelhadas) que são abrandados com o tempo e desaparecem em torno de seis a dez dias, considerando as particularidades de cada caso.
Na primeira noite após a cirurgia, repouse e durma com travesseiros, mantendo a cabeça elevada. A retirada dos pontos Será no 5º dia pós-operatório. Recomenda-se o uso de óculos escuros por alguns dias para proteger da luz, do vento e de olhares curiosos.
A volta para suas atividades profissionais pode em geral ocorrer após o 4º dia da cirurgia, inclusive o uso dos óculos. No entanto, as lentes de contato só serão permitidas após 7 a 10 dias.
O uso de maquiagem fica liberado na primeira semana após a cirurgia para esconder alguma equimose (mancha roxa) residual.
As atividades físicas como pequenas caminhadas são permitidas de forma branda após 10 dias e a exposição ao sol somente após 30 dias da operação, usando bloqueadores solares. Os resultados definitivos relacionados ao inchaço, devem ser esperados para três meses após a cirurgia pois temos que esperar a acomodação dos tecidos no pós-operatório.


AVALIAÇÃO EM LONGO PRAZO:

O retorno às condições pré-existentes a uma blefaroplastia (pele flácida, redundante e com bolsas) leva alguns anos. A pele e demais tecidos das pálpebras continuam envelhecendo, sofrendo a ação inexorável do tempo. Mas sempre com uma defasagem de quem retornou alguns anos no tempo. Uma nova blefaroplastia poderá ser recomendada quando você começar novamente a “brigar” com o espelho.
Resultados definitivos somente devem ser considerados após 12 meses da cirurgia.

Facebook
Contato
Mensagem
© 2014. «Felipe Pacheco». Todos os direitos reservados