Dr. Felipe Pacheco
Membro Titular da Sociedadade Brasileira de Cirurgia Plastica
(31)3335-7238

Face

Ritidoplastia ou Lifting facial:

Esta cirurgia procura diminuir a flacidez e atenuar as rugas da face e pescoço, assim como remover os excessos de gordura localizada nestas áreas ao rosto uma aparência mais jovial.

COMO É REALIZADA A CIRURGIA:

Após as fotografias pré-operatórias e o preparo dos cabelos, a cirurgia se inicia sob anestesia local com sedação ou geral, dependendo da indicação do anestesista ou da preferência do cirurgião e em conformidade com o(a) paciente.
As incisões (futuras cicatrizes) serão as menores possíveis e, normalmente, são postas de forma a camuflar ao máximo sua aparência e, assim contornam as orelhas, sobem em direção ao couro cabeludo até as costeletas e, inferiormente, até a borda posterior do lóbulo da orelha. Como todas as cicatrizes, estas passarão por uma evolução natural até sua maturação (por volta de 12 a 18 meses), mudando do róseo ao tom semelhante da pele. Mas é bom lembrar que elas são permanentes e definitivas.
Todas as estruturas da face são reposicionadas removendo-se os excessos de pele.
É uma cirurgia de passos delicados e assim, não deve perder qualidade em função da pressa. Dura cerca de 3 horas, dependendo das associações cirúrgicas como pálpebras, sobrancelhas, mento, injeções de gordura, lipoaspirações etc. A internação hospitalar é recomendada por 24 horas ou de acordo com cada caso em particular.
O(a) paciente sai da sala de operações com um curativo tipo capacete que é mantido por 24 horas, quando é retirado. Algumas vezes esse curativo não precisa ser realizado e o paciente sai da cirurgia sem enfaixamento. De qualquer forma à alta do paciente estará sem curativo. Sugerimos que o cliente traga um lenço de cabeça e óculos escuros para seu retorno ao domicilio, utilizando-os na 1ª semana ao sair de casa.

PÓS-OPERATÓRIO:

A(o) paciente receberá alta hospitalar com todas as recomendações necessárias a uma boa recuperação: -Nas 2 primeiras semanas sugerimos repouso de atividades físicas e limitação de movimentos bruscos e amplos, deitar com o tronco elevado por almofadas e travesseiros. Não deitar de lado ou de bruços; -A sensação de olhos secos pode acontecer quando se associa a cirurgia das pálpebras. Geralmente recomendamos o uso de colírios e pomadas oftálmicas em sua receita mas caso esta sensação esteja lhe incomodando, comunique com o seu médico;
-Após 1 mês (ou antes, a critério médico) você poderá retornar as suas atividades físicas habituais como ginástica, natação etc;
-Exposição ao sol com o intuito de bronzear somente será permitida após 30 dias (com proteção da cicatriz). Até aí, pequenas caminhadas sob o sol poderão ser feitas com o uso de bloqueadores solares; -Recomendamos a realização de massagens (drenagem linfática) com inicio no 5º dia de pós-operatório, até cerca de 30 dias, ou de acordo com a avaliação médica;
-A dor no pós-operatório é rara, podendo existir desconforto nas primeiras horas devido ao curativo, se for usado, e isto é facilmente contornado com analgésicos comuns que serão prescritos pelo médico;
-Não recomendamos o uso de cremes hidratantes até a retirada total dos pontos sendo que os esfoliantes e despigmentantes somente serão permitidos após avaliação do cirurgião (geralmente depois de 3 meses).
Neste período, somente é permitido lavar o rosto de forma suave com sabonete neutro e cremoso. Os cabelos poderão ser lavados cuidadosamente após o 2º dia de cirurgia, não usando secadores quentes ou mornos (eles poderão danificar a pele e até queimá-la). Para pentear os cabelos, use os dedos ou pente de dentes bem afastados;
-A maquiagem poderá ser usada após cerca de 8 dias e a exposição ao sol, restrita ao 3º mês da cirurgia. Tintura de cabelo somente após 30 dias;
-lembre-se que o inchaço sofrerá regressão gradual nos primeiros 3 meses da intervenção. O nosso organismo trabalha dentro de uma forma ordenada e um tempo certo. Temos que controlar nossas ansiedades e aguardar a evolução natural pois aqui não podemos interferir para mudar o curso do processo cicatricial.


EVOLUÇÃO EM LONGO PRAZO:

A ritidoplastia não é cirurgia para o resto da vida. A qualidade dos resultados sofre alterações contínuas ao longo dos anos. Alguns fatores como idade, variação do peso corporal, qualidade e textura da pele, influências hormonais, exposições prolongadas ao sol, estilo de vida, etc, interferem de forma incisiva na face, independente de ter ou não sido operada. Sabe-se que o resultado da cirurgia não interrompe o processo evolutivo de envelhecimento e assim, seus efeitos não são definitivos.
Assim, podemos operar a mesma pessoa duas ou três vezes, variando somente alguns detalhes técnicos nas reoperações. A pessoa estará sempre melhor na aparência do que se nunca tivesse sido operada.
Algumas pessoas são anatomicamente privilegiadas e conseguem resultados realmente surpreendentes mas de maneira geral, todos(as) os(as) pacientes ficam extremamente felizes com a cirurgia.
Resultados definitivos somente devem ser considerados após 12 meses da cirurgia.

Facebook
Contato
Mensagem
© 2014. «Felipe Pacheco». Todos os direitos reservados